Conquista: Aparelhos para diabéticos voltam a ficar disponíveis. Saiba onde ser atendido
Após um período de suspensão do atendimento para reorganização do fluxo do serviço e ajuste da rotina às medidas de prevenção contra a infecção do coronavírus, foi retomado, nas Farmácias da Família I e II, o atendimento aos pacientes diabéticos que fazem uso de insulina e necessitam realizar aferição da glicemia capilar para monitorar o controle da Diabetes.
De acordo com a farmacêutica e coordenadora de Assistência Farmacêutica do município, Halanna Ferraz, “para ter acesso ao serviço, o paciente deve possuir diagnóstico de Diabetes Mellitus e ser usuário de insulina, conforme prevê a Lei Federal 11.347/2006 e a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.583/2007. Além desse público, o município também inclui gestantes de alto risco com descontrole glicêmico, com recomendação médica para automonitoramento da glicose durante a gestação”, explica.
O paciente deve procurar uma das Farmácias da Família ou entrar em contato por Whatsapp, e-mail ou telefones disponíveis, para fazer uma triagem e agendar o primeiro atendimento. Esse método visa reduzir aglomeração no serviço para evitar a transmissão da Covid-19, além de garantir maior conforto aos usuários. Além do atendimento com hora marcada, também está sendo oferecido aos pacientes o exame de Hemoglobina Glicada na Farmácia, através de um aparelho point of care, popularmente conhecido como teste laboratorial remoto, disponibilizado por meio de uma parceria com um projeto de pesquisa de professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que permite realizar o exame e ter o resultado em menos de seis minutos.
Segundo o farmacêutico Pablo Maciel, responsável técnico pela Farmácia da Família II, “os estudos têm apontado que pacientes com a diabetes não controlada têm mais que o dobro de risco de óbito quando infectados pelo coronavírus. Desse modo, a realização do exame, que é padrão ouro para avaliar o controle da glicemia, oportuniza uma visão mais ampla do paciente e o encaminha para a equipe de saúde com sugestões de adequação da farmacoterapia, quando necessário, visando o melhor controle da glicemia e reduzindo também os riscos de complicações da diabetes e da Covid-19”, esclarece. Para agendar o atendimento, os usuários podem procurar pessoalmente uma das Farmácias ou entrar em contato pelos canais disponíveis:
Farmácia da Família I
Telefone – 77 3426-4030; mensagem via WhatsApp – 77 98834-9797; e-mail: [email protected]
Farmácia da Família II
Telefone – 77 3426-4035; mensagem via WhatsApp – 77 98856-4282; e-mail: [email protected]
// Secom-PMVC
Nenhum comentário:
Postar um comentário